Acervo
Museu Villa-Lobos

Nosso
Acervo

O Museu Villa-Lobos é responsável pela coleta, preservação, estudo e divulgação de documentos e objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra de Villa-Lobos e que, pela sua expressão e representatividade, constituem referência na formação da identidade brasileira.

Todo esse acervo – composto por partituras, correspondências e documentos textuais, programas de concertos nacionais e estrangeiros, arquivo sonoro, acervo audiovisual e objetos multidimensionais – está disponibilizado aos poucos na Web. A seguir, apresentamos as coleções já disponíveis.

A coleção de Fotografias compreende cerca de 1.800 registros de Villa-Lobos e seu universo, abrangendo do final do século XIX à década de 1950. A principal doadora do acervo é Arminda Villa-Lobos, segunda esposa do compositor e diretora do Museu Villa-Lobos entre 1960 e 1985. Também há um número significativo de imagens procedentes da família da primeira esposa de Villa-Lobos, Lucília Guimarães, as quais foram doadas após a morte de Arminda, em 1985.

De alto valor histórico, a coleção de fotografias documenta diferentes momentos da vida de Villa-Lobos, da infância aos últimos concertos pelo mundo. Também apresenta intelectuais, artistas e políticos de destaque do país e do exterior, registrando as principais experiências de Villa-Lobos como compositor, intérprete e diplomata cultural brasileiro, além de cenas da intimidade – ao lado de amigos e de músicos, jogando bilhar, em viagens pelo mundo, com Lucília e com Arminda.

O acervo de Partituras narra a construção musical de Heitor Villa-Lobos. De um total de cerca de 2.300 itens, entre manuscritos e impressos, o Museu Villa-Lobos disponibiliza, no Tainacan, cerca de 500 autógrafos [equipe do Tainacan, checar] do compositor listados no catálogo “Villa-Lobos, sua obra” (4ª ed., Museu Villa-Lobos, 2021). Por autógrafo, a instituição compreende “todo e qualquer manuscrito original do Autor, além de manuscritos de outros copistas que possuam suas anotações”.

O período de produção da coleção é entre 1901 e 1959, no Brasil e no exterior. A maior parte da doação destes documentos ao Museu Villa-Lobos foi feita por Arminda Villa-Lobos, segunda esposa do compositor, no período em que foi diretora da instituição, entre 1961 e 1985.

Parte expressiva da documentação postulada é formada por manuscritos à tinta, do próprio punho do maestro, evidenciando sua singularidade, raridade e importância histórica nacional e internacional. Para exemplificar, podemos citar algumas das obras que representam o legado de Villa-Lobos para a música de concerto e ao mesmo tempo retratam de forma emblemática as manifestações da cultura brasileira, a saber, as séries “Choros” (1920-1929), ciclo de 14 peças para variadas formações camerísticas e sinfônicas, a primeira delas dedicada a Ernesto Nazareth; as “Bachianas Brasileiras” (1930-1945), ciclo de nove obras para diversas formações camerísticas e orquestrais, compostas sob a inspiração da música de Johann Sebastian Bach; e a “Sinfonia Nº 10” – Sumé Pater Patrium (1952), com versos adaptados de poema

do padre José de Anchieta.

O conjunto de partituras de Heitor Villa-Lobos possui valor histórico, como significante fonte documental para a preservação da memória do compositor, referência na história da música e educação musical no Brasil e no mundo. Os documentos permitem o registro do ambiente cultural atrelado ao modernismo, em especial da música nacionalista, na primeira metade do século XX. A coleção de partituras foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) em 2004, e reconhecida pelo Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2015.

A obra de Villa-Lobos é protegida por direitos autorais. Por esse motivo, optou-se, via de regra, pela disponibilização da primeira página e, quando houver, da capa de cada item. Para quaisquer dúvidas sobre direitos autorais, é necessário entrar em contato com a Academia Brasileira de Música, herdeira universal do compositor, pelos telefones +55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693.

A coleção de Instrumentos Musicais do Museu Villa-Lobos reúne peças que ajudam a contar a história da música brasileira. Abrangendo uma interessante variação de instrumentos, do reco-reco a um violoncelo do século XVIII, a coleção proporciona uma viagem única através das sonoridades que moldaram a obra de Villa-Lobos. Parte expressiva dos itens desse acervo foram catalogados pelo Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM), pertencente ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio de acordo de cooperação técnica com o Museu Villa-Lobos.

A coleção Homenagens é uma reunião de itens que celebram a carreira e influência duradoura do compositor Heitor Villa-Lobos na música mundial. Composta por uma diversidade de artefatos – placas comemorativas, cédulas, selos postais, medalhas e condecorações, entre outros -, a coleção captura a essência das inúmeras homenagens prestadas a Villa-Lobos ao longo do tempo. Cada item é um testemunho do impacto que o compositor teve não apenas no cenário musical, mas também na cultura mais ampla do Brasil. Ao explorar a coleção Homenagens, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nas manifestações de gratidão e admiração dedicadas a esse ícone da música brasileira, revelando assim as múltiplas facetas do seu legado e a reverência continuada que sua obra inspira.

A coleção Objetos Pessoais oferece uma perspectiva íntima da rotina cotidiana de Heitor Villa-Lobos. Composta por itens comuns que fizeram parte do seu ambiente de trabalho e momentos de descanso, a coleção proporciona um olhar singular sobre a vida do músico. Desde utensílios de escrita até objetos de uso pessoal, cada peça oferece insights sobre os hábitos e preferências que moldavam o dia a dia de Villa-Lobos. Ao explorar essa coleção, os visitantes têm a oportunidade de se conectar de forma tangível com o ambiente no qual o compositor concebia suas obras, adicionando uma dimensão palpável à compreensão da vida e do legado de Villa-Lobos.

A coleção Artes Visuais do Museu Villa-Lobos reúne gravuras, pinturas, desenhos e esculturas relacionados ao compositor Heitor Villa-Lobos. A coleção abrange obras que pertenceram a Villa-Lobos e outras que abordam aspectos de sua obra musical. Ao explorar essa diversidade visual, os visitantes têm a oportunidade de examinar diferentes interpretações artísticas inspiradas na genialidade musical do compositor. A coleção Artes Visuais proporciona uma abordagem objetiva para apreciar a conexão entre a música de Villa-Lobos e suas manifestações visuais associadas.

Os itens deste acervo não poderão ser reproduzidos com qualquer finalidade, utilizados para fins comerciais ou para distribuição ao público, mesmo que gratuita. Qualquer utilização nesse sentido deverá ser submetida à autorização direta dos autores ou proprietários do direito autoral, moral ou qualquer outro direito relacionado ao material em questão. O Museu Villa-Lobos não se responsabiliza por questões referentes à violação de quaisquer direitos de terceiros gerada pelo uso indevido do acervo sob a sua guarda ou de seus conteúdos.

Nos termos do art. 29  da Lei Federal no 9.610/1998, nenhuma obra protegida por direito autoral poderá ser de qualquer forma utilizada sem a prévia e expressa autorização dos titulares dos respectivos direitos. As autorizações envolvendo Villa-Lobos são de responsabilidade dos representantes legais da Academia Brasileira de Música, herdeira do compositor. Para mais esclarecimentos, contate a Academia via formulário de contato ou pelos telefones +55 (21) 2292.5845 | 2221.0277 | 2242.6693.

direitos
autorais