Arquivos Coleções

Homenagens

A coleção Homenagens é uma reunião de itens que celebram a carreira e influência duradoura do compositor Heitor Villa-Lobos na música mundial. Composta por uma diversidade de artefatos – placas comemorativas, cédulas, selos postais, medalhas e condecorações, entre outros -,…

Objetos pessoais

A coleção oferece uma perspectiva íntima da rotina cotidiana de Heitor Villa-Lobos. Composta por itens comuns que fizeram parte do seu ambiente de trabalho e momentos de descanso, a coleção proporciona um olhar singular sobre a vida do músico. Desde…

Artes Visuais

A coleção Artes Visuais do Museu Villa-Lobos reúne gravuras, pinturas, desenhos e esculturas relacionados ao compositor Heitor Villa-Lobos. A coleção abrange obras que pertenceram a Villa-Lobos e outras que abordam aspectos de sua obra musical. Ao explorar essa diversidade visual,…

Instrumentos musicais

A coleção de Instrumentos Musicais do Museu Villa-Lobos reúne peças que ajudam a contar a história da música brasileira. Abrangendo uma interessante variação de instrumentos, do reco-reco a um violoncelo do século XVIII, a coleção proporciona uma viagem única através…

Partituras

O acervo de Partituras narra a construção musical de Heitor Villa-Lobos. De um total de cerca de 2.300 itens, entre manuscritos e impressos, o Museu Villa-Lobos disponibiliza, no Tainacan, cerca de 500 autógrafos do compositor listados no catálogo “Villa-Lobos, sua…

Fotografias

A coleção de Fotografias compreende cerca de 1.800 registros de Villa-Lobos e seu universo, abrangendo do final do século XIX à década de 1950. A principal doadora do acervo é Arminda Villa-Lobos, segunda esposa do compositor e diretora do Museu…