Coleções
Fotografias
A coleção de Fotografias compreende cerca de 1.800 registros de Villa-Lobos e seu universo, abrangendo do final do século XIX à década de 1950. De alto valor histórico, a coleção de fotografias documenta diferentes momentos da vida de Villa-Lobos, da infância aos últimos concertos. Também apresenta intelectuais, artistas e políticos do país e do exterior, registrando as principais experiências de Villa-Lobos como compositor, intérprete e diplomata cultural brasileiro, além de cenas da intimidade .
Homenagens
A coleção Homenagens é uma reunião de itens que celebram a carreira e influência duradoura de Heitor Villa-Lobos na música mundial. Composta por uma diversidade de artefatos – cédulas, selos postais, medalhas e condecorações, entre outros -, a coleção captura a essência das inúmeras homenagens prestadas a Villa-Lobos ao longo do tempo. Cada item é um testemunho do impacto que o compositor teve tanto no cenário musical, como na cultura mais ampla do Brasil. Ao explorar esta coleção, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nas manifestações de gratidão e admiração dedicadas a esse ícone da música brasileira.
Partituras
O acervo de Partituras do museu narra a construção musical de Heitor Villa-Lobos ao longo de sua vida. De um total de cerca de 2.300 itens, entre manuscritos e impressos, o Museu Villa-Lobos disponibiliza, no Tainacan, cerca de 500 autógrafos do compositor listados no catálogo “Villa-Lobos, sua obra” (4ª ed., Museu Villa-Lobos, 2021). Destaca-se que por autógrafo, a instituição compreende “todo e qualquer manuscrito original do Autor, além de manuscritos de outros copistas que possuam suas anotações”.
Objetos Pessoais
A coleção Objetos Pessoais oferece uma perspectiva íntima da rotina cotidiana de Heitor Villa-Lobos. Composta por itens comuns que fizeram parte do seu ambiente de trabalho e momentos de descanso, a coleção proporciona um olhar singular sobre a vida do músico. Desde utensílios de escrita até objetos de uso pessoal, cada peça oferece insights sobre os hábitos e preferências que moldavam o dia a dia de Villa-Lobos. Ao explorar essa coleção, os visitantes têm a oportunidade de se conectar com o ambiente no qual o compositor concebia suas obras, adicionando uma dimensão palpável à compreensão da vida e do legado de Villa-Lobos.
Instrumentos Musicais
A coleção de Instrumentos Musicais reúne peças que ajudam a contar a história da música brasileira. Abrangendo uma interessante variação de instrumentos, do reco-reco a um violoncelo do século XVIII, a coleção proporciona uma viagem única através das sonoridades que moldaram a obra de Villa-Lobos. Parte expressiva dos itens desse acervo pertence ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio de acordo de cooperação técnica com o Museu Villa-Lobos.
Artes Visuais
A coleção Artes Visuais do Museu Villa-Lobos reúne obras de diversos formatos, dentre os quais gravuras, pinturas, desenhos e esculturas relacionados ao compositor Heitor Villa-Lobos. A coleção abrange obras que pertenceram a Villa-Lobos e outras que abordam aspectos de sua vida e obra musical. Ao explorar essa diversidade visual, os visitantes têm a oportunidade de examinar diferentes interpretações artísticas inspiradas na genialidade musical do compositor. A coleção Artes Visuais proporciona uma abordagem objetiva para apreciar a conexão entre a música de Villa-Lobos e suas manifestações visuais associadas.